Controle suas contas a pagar e a receber com segurança usando CashPreview 3.0. Agora, com vários recursos grátis. Clique aqui para fazer o download e testá-lo gratuitamente. Ou veja um vídeo para aprender o básico sobre ele aqui.
Novidade: componente Gerador de Relatórios do CashPreview 3.0 . Uma poderosa extensão que multiplica as suas possibilidades de geração de relatórios.
Um dos grandes problemas que as micro e pequenas empresas enfrentam hoje é a perfeita determinação do preço das suas mercadorias. Atualmente, o mercado brasileiro é composto por empresas de grande, médio e pequeno porte, como também as microempresas e os informais (ambulantes), que têm em comum a participação em um mesmo segmento de mercado. As estruturas operacionais destas empresas é que determinarão o real preço de venda de seus produtos, independentemente do mercado. A que tem menor estrutura operacional, mais enxuta, muito provavelmente conseguirá colocar uma mercadoria a um preço mais competitivo, talvez, bem abaixo do preço de mercado. Isso é semelhante à concorrência entre um ambulante e um magazine. Por que o ambulante consegue precificar abaixo do preço do magazine sendo a mesma mercadoria? Porque o ambulante não tem estrutura operacional e o magazine possui uma estrutura de gastos que tem custos tributários, financeiros, comissões, salários, telefone, aluguel, energia elétrica, dentre tantos outros. Este tipo de concorrência está presente entre as várias empresas que compõem um mesmo segmento de mercado. Este conjunto de gastos pesa na hora da precificação e certamente deverá ser cuidadosamente inserido no preço de venda.
Alem de preço de venda, os micro e pequenos empresários precisam estar atentos às estratégias que são utilizadas pelas empresas para conquistar o mercado, dentre as quais destacam-se as seguintes abaixo;
Diferentes preços para diferentes compradores:
Maximizar os lucros para o total dos produtos da linha e não diferencia-los
Aplica-se um multiplicador de tal forma que os demais elementos formadores do preço de venda sejam adicionados ao custo, a partir desse multiplicador.
O micro e pequeno empresário poderão utilizar o mark up genérico ou por produto. O correto seria o multiplicador por produto, pois cada produto tem a sua margem de lucro já determinada e margens diferentes acarretarão em multiplicadores diferentes, mesmo que os demais gastos sejam iguais.
É um índice aplicado sobre o custo de um bem ou serviço para a formação do preço de venda. Esse índice é tal que cobre os impostos e taxas aplicadas sobre as vendas, as despesas administrativas fixas, as despesas de vendas fixas, os custos indiretos fixos de fabricação, os custos financeiros e o lucro desejado.
FÓRMULAS
Markup: 100 / (100 - (% ...... ))
A representação na fórmula destes símbolos, (% ... ) , significa que será composta pelo somatório de impostos sobre venda, despesas financeiras, comissões sobre vendas, despesas administrativas, despesas com vendas, outras despesas e a margem de lucro desejada. Todos estes itens serão comparados ao faturamento e convertidos em percentuais. Todos os componentes do mark up são determinados através de relações percentuais médias sobre preços de vendas e, a seguir, aplicados sobre o custo dos produtos.
Preço de Venda : Custo Unitário X Mark Up
Calculado o preço de venda da mercadoria através da fórmula do mark up, o micro e pequeno empresário terão certeza de que dentro do seu preço de venda estarão incluídos todos os gastos de sua empresa como também a margem de lucro desejada.
Exemplo empresa Imaginária:
Faturamento médio mensal |
R$ 100.000,00 |
||
Despesas Fixas médias mensais |
R$ 20.000,00 |
= 20% |
|
Custo Unitário Produto sem ICMS |
R$ 20,00 |
||
ICMS |
17,00 % |
||
Simples EPP |
5,40 % |
||
Comissão |
4,00 % |
||
Propaganda |
2,50 % |
||
Frete despesa |
1,65 % |
||
Perdas Estimadas |
1,50 % |
||
Financeiras |
5,00 % |
||
Margem Desejada |
5,00 % |
Mark Up: 100 / (100 - ( 17 5,4 4 2,5 1,65 1,5 5 5 20 ))
Mark Up: 100 / (100 - 62,05) = 100 / 37,95 = 2,6350
Preço de Venda = R$ 20,00 X 2,6350 = R$ 52,70
CashPreview software financeiro
|