Usando o CashPreview para o controle financeiro de hotéis e pousadas.
O controle financeiro de hotéis e pousadas pode ser feito usando o CashPreview para cadastrar os hóspedes no cadastro de clientes. Os quartos, restaurante e outras dependências onde podem ser cobrados serviços são cadastrados como centros de custo/lucro. No cadastro de tipos de receitas e despesas, são cadastrados os gastos e recebimentos comuns à atividade do estabelecimento. No cadastro de fornecedores, podem ser cadastrados os parceiros comerciais que rotineira ou eventualmente forneçam produtos e serviços à empresa. Um centro de custo na árvore de centros de custo/lucro pode ser cadastrado com o nome "Funcionários". Dentro deste centro de custo, podem ser cadastrados subcentros para cada funcionário. Em cada um destes subcentros, podem ser lançados os pagamentos de adiantamentos e salários aos funcionários respectivos.
Na ficha do cliente, é possível cadastrar comentários de atendimento que vão constituir o histórico de relacionamento com o cliente. Nestes comentários, que são listados sempre do mais recente para o mais antigo pode ser cadastrada a data e hora de entrada do hóspede para controle das diárias devidas, algumas preferências, etc. No momento da entrada, pode-se fazer o lançamento de uma diária para depois corrigir para o valor total no momento de fazer o check-out do cliente. Outros lançamentos com gastos do cliente em restaurante, sauna ou outras dependências podem ser lançados no nome do cliente e um relatório de lançamentos no cliente pode ser extraído para o período da sua estadia permitindo ter o total de gastos e recebimentos relativos ao cliente no período para se saber o total a cobrar.
Como a atividade de hospedagem tem um conjunto de despesas/receitas que são comuns no dia-a-dia do negócio, os tipos de despesas/receitas podem ser cadastrados uma só vez na árvore de tipos de despesas/receitas e serem usados no momento de cada lançamento para indicar o tipo de saída ou entrada de capital que está sendo lançado.
Dependendo do relatório que se queira gerar, o sistema permite separar exatamente que tipos de despesas/receitas, centro de custo/lucro, cliente ou fornecedor devem ser considerados para a geração.
Agora, com o novo gerador de relatórios, é possível ir além dos relatórios já existentes no sistema e criar novos relatórios onde exatamente as informações desejadas possam ser mostradas nas linhas do relatório e novas formas de filtragem, ordenação e totalização podem ser definidas. Há um vídeo aqui que mostra como ele funciona e pode ser usado. O bom é que ele está sendo dado gratuitamente para novos clientes do CashPreview.